Centro Educacional Conexão

Coronavírus

27/03/2020

O atual vírus COVID-19 vem causando muito estrago no Brasil e no mundo, deixando famílias isoladas e levando muitos a óbito.

O Coronavírus vem contaminando pessoas desde dezembro de 2019, ele apareceu na província de Wuhan, na China, em pessoas que estiveram em uma feira de animais vivos. Animais como morcegos ou um tipo de animal silvestre chamado pangolim podem ter contraído o vírus e ao entrar em contato com as pessoas que circulavam na feira, deu-se à transmissão do COVID-19.
Aos poucos os casos foram se alastrando pela China e assim começou a pandemia em todo o mundo. A China sendo um país muito grande e comercial, lida com muitos viajantes de todas as partes do mundo, que voltaram para suas casas sem perceber a grandeza do problema, e assim, o vírus foi se espalhando para todos os países. Fronteiras começaram a ser fechadas para impedir que pessoas infectadas entrassem, ou saíssem dos países mais afetados.

Em março de 2020 foi comprovado o primeiro caso no Brasil, um homem de 61 anos que residia em SP e foi para a Itália, ao retornar apresentou os primeiros sintomas e logo foi diagnosticado com o novo vírus. Dai em diante já são mais de 2 mil casos e quase 50 óbitos no país.
O presidente da república, Jair Bolsonaro no dia 20/03/20 também fechou as fronteiras com os países que o Brasil faz divisa. Mas antes disso, muitos governadores e prefeitos dos estados e cidades do país, já vinham tomando providências, como isolamento social e fechamento de serviços não essenciais à sobrevivência, decretando assim, estado de emergência. Hoje o país todo está em estado de calamidade pública.

Não podemos deixar de comentar também sobre a Itália, lugar que até a gora tem sofrido fortemente as consequências da pandemia, o país conta com mais de 60 mil casos e quase 7 mil mortes. Mas por que há esse grande registro na Itália? Bom é simples, como o país tem umas das maiores populações de idosos do mundo, ficando apenas atrás do Japão, e os idosos são o maior grupo de risco juntamente com as pessoas que possuem doenças crônicas, deixou a Itália nessa situação delicada. Além disso, muitos especialistas afirmam que o país demorou muito para tomar medidas importantes, como por exemplo o isolamento social.

Aqui vão mais algumas informações importantes que você precisa saber sobre o Coronavírus.

A transmissão pode ocorrer através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, aperto de mão (contato físico), contato com objetos contaminados (o vírus pode ficar até 9 dias numa superfície) e também aglomeração de pessoas. Os sintomas são como o de uma gripe comum, porém intensificado pela falta de ar, diarreia, febre e tosse.
Mas, existe um modo de prevenção muito fácil e comum sendo até agora o mais eficaz encontrado para combater o Coronavíru, simplesmente Lavar as Mãos, fácil né? Os vírus em geral possuem uma camada de gordura em sua volta e ao lavar suas mãos com qualquer tipo de sabonete essa gordura se dissolve e vai ralo a baixo, você também pode usar álcool em gel para higienização, mas ele deve ser no mínimo 70%, outra medida muito importante é ficar em casa isso mesmo, descansa um pouco coloca os trabalhos e séries em dia, deixe ambientes arejados, janelas e portas sempre abertas.

E o recado principal vai para as pessoas a cima de 60 anos, elas devem permanecer em casa, isoladas sem contato com crianças (que são vetores de transmissão), somente saírem em caso de total necessidade.
O que estamos vivendo não é brincadeira e tenho certeza que muitos já se conscientizaram disso, se cada um fizer a sua parte logo tudo volta ao normal e vamos dar mais valor para as pequenas coisas que nesse tempo de pandemia nos fez falta.

Aluna: Anna Cristina Senem Bibow – 1º ano Ensino Médio

Fontes de pesquisa:

https://coronavirus.saude.gov.br/
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da-
saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.ghtml
https://www.worldometers.info/coronavirus/country/italy/
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/20/por-que-o-

saldo-de-mortes-pelo-novo-coronavirus-e-tao-alto-na-italia.ghtml
https://www.bbc.com/portuguese/internacional


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0