Centro Educacional Conexão

Sobre nós

O CONEXÃO nasceu de uma necessidade da família dos fundadores. Vindos da cidade de São Carlos/SC, onde eram proprietários e administradores do Centro Educacional São Carlos e da Universidade Unopar, receberam a proposta para assumir a implantação de outro polo da Universidade na cidade de Joinville/SC. O primeiro passo para a mudança, foi buscar uma escola que estivesse preparada para receber seus filhos, um deles diagnosticado com TDAH. Na busca, se depararam com a dificuldade que as instituições de ensino tem para trabalhar com crianças que possuem quaisquer tipos de transtornos na aprendizagem. Pautados nesta deficiência do mercado, enxergaram um novo nicho na região e fundaram o CENTRO EDUCACIONAL CONEXÃO. Em 16/09/2011 o Colégio iniciou suas atividades na região norte catarinense, mais precisamente na cidade de Joinville/SC, trazendo uma proposta pedagógica inovadora, que é organizada em torno de quatro pilares propostos por Delors(1998): aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.

O Conexão expressa ousadia ao inovar com um jeito diferente de ser colégio, redimensionando o tempo e o espaço escolar, voltado para a sociedade do conhecimento e da informação, com uma filosofia humanista da sociedade, propondo-se a:

  • resgatar a dignidade e o respeito à vida, sem qualquer tipo de discriminação;
  • transmitir a ideia de que os direitos e as oportunidades de educação sejam iguais para todos;
  • crer que a educação deve ser concebida como fundamento para a estrutura de novos tempos.

A proposta foi bem tão bem aceita pela população Joinvilense, que resolveram investir na cidade vizinha, Jaraguá do Sul. Onde, em 2013 iniciaram as atividades do Curso pré-vestibular e dois anos depois implantaram o ensino médio e desde então desempenha um papel fundamental na formação de novos indivíduos.

Proposta pedagógica

Acreditamos na formação de cidadãos capazes de enfrentar os novos desafios do mundo contemporâneo, tendo consciência de suas raízes históricas, conhecimento da produção cultural de seu povo, de forma a afirmar a sua identidade, sendo que a escola é o espaço do ensino competente que, sem negar as tradições e, até mesmo, tomando-as como base, prepare seus alunos para a plena participação na vida econômica, sociopolítica e cultural do país.

Considerar as diferentes características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem são de fundamental importância, sendo, porém, preciso verificar as condições de aprendizagem que o Colégio pode oferecer. Em decorrência, estabelece critérios que visam beneficiar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos, bem como colaborar para que ambos ocorram. Nesse sentido, as formas específicas poderão ser:

  • Síndrome de Asperger;
  • Deficiência Auditiva parcial;
  • Síndrome de Down (com retardo mental leve e moderado);
  • Deficiência Intelectual (leve e moderada);
  • Transtornos de aprendizagem

A presente política justifica-se pelo compromisso da Escola em alinhar os procedimentos pela busca da qualificação e fortalecimento da prática inclusiva. A escola tem como documento base, para informações a respeito das síndromes e deficiências, a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID 10.

Nossa proposta educacional está organizada em torno dos quatro pilares propostos por Delors (1998):

Aprender a conhecer, cujo objetivo é favorecer o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento científico-tecnológico, aprendendo e compreendendo o mundo, despertando a curiosidade intelectual, estimulando o sentido crítico, adquirindo autonomia na capacidade de decidir;

Aprender a fazer, de modo que o educando adquira competências que o tornem apto a enfrentar diferentes situações e a trabalhar em equipe, com espírito empreendedor, pondo em pratica os seus conhecimentos;

Aprender a conviver, por meio do desenvolvimento da compreensão do outro e a percepção das interdependências em projetos comuns, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Aprender a ser, pilar que contribui para o desenvolvimento integral do educando como pessoa, ajudando-o a elaborar pensamentos autônomos e críticos, possibilitando-o a reformular de maneira dialética seus valores, capacitando-o para a autonomia, discernimento e responsabilidade nas diferentes circunstancias da vida.

Missão

Promover a formação de indivíduos conscientes, críticos e autônomos, através de um ensino pautado em conhecimentos científico-tecnológicos com caráter ético-humanista, espírito de inovação, criatividade e empreendedorismo, tomando por princípios o: Aprender a conhecer - aprender a fazer - aprender a conviver e aprender a ser.

Visão

Ser uma Instituição de Ensino reconhecida pela excelência de desempenho, pelo trabalho em parceria, transparência e criatividade da equipe de colaboradores, em que predomina a ação desafiadora na mediação do conhecimento, na integração com a comunidade e formação integral de indivíduo.

Valores

ÉTICA: Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade.
RESPONSABILIDADE SOCIAL: Exercer a cidadania contribuindo, por meio da Educação, para o desenvolvimento da Sociedade e respeito ao meio ambiente.
SER HUMANO: Propiciar tratamento justo a todos, valorizando o trabalho em equipe, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento, respeito, colaboração e autoestima.
GESTÃO: Valorizar e seguir os princípios da Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
QUALIDADE: Estimular a inovação e a criatividade, de forma planejada e integrada, com foco nos resultados, propiciando a perenidade da organização.

O CONEXÃO fica localizado à Rua Dona Francisca, 959, Bairro Saguaçu, com acesso também pela Avenida August Hermann Lepper, 910, ao lado do FÓRUM.
A sede dispõe de ampla área física. Na área externa possui quadra de esportes aberta, quadra de Society com grama sintética, área verde, cantina, pátio e estacionamento. Na área interna, dispõe de secretaria e sala de espera, área de convivência, salas de estudo, central de cópias, laboratório multidisciplinar, laboratório de informática com lousa digital, salas de aula espaçosas e climatizadas, banheiros masculinos e femininos, bem como banheiros adaptados.

Positivo

(47) 3422-7878 Av. Hermann August Lepper, 910
CEP 89221005
Joinville - SC

O CONEXÃO fica localizado à Rua Seme Matar, 154, Vila Baependi, ao lado da ACIJS.
A sede dispõe de ampla área física e estacionamento próprio. Na área interna, possui área de convivência, sala de estudos, salas de aula espaçosas e climatizadas, secretaria e sala de espera, banheiros masculinos e femininos, bem como banheiros adaptados.

COC

(47) 3275-4957 (47) 3376-4040 Rua Seme Matar, 154
CEP 89.256-410
Jaraguá do Sul - SC