Você Sabia: Carnaval

Pesquisando sobre o Carnaval, os alunos do 6º ano do EF descobriram algumas informações e curiosidades.

Algumas delas são:

HISTÓRIA

O Carnaval não é uma festa originária do Brasil, como muitos pensam. O Carnaval surgiu na antiguidade para comemorar o período da colheita, depois foi adotado pelo cristianismo como período de festejos, que antecede o tempo da quaresma ou de preparação para a Páscoa. Chegou ao Brasil no século XVII, trazido pelos Portugueses.

NO BRASIL

Ainda no período colonial, uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o “entrudo”, uma brincadeira praticada pelos escravos, que consistia em se sujar com terra, polvilho, farinhas, água e outros itens, talvez seja essa a origem do “Bloco dos Sujos”.

ETIMOLOGIA

A palavra Carnaval vem do latim carnis levale ou “retirar a carne”, este nome refere-se ao período (quaresma) em que os cristãos não comiam carne.

TERÇA-FEIRA

O Carnaval é sempre numa terça-feira, 47 dias antes da Páscoa, que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio vernal (Primavera no hemisfério Norte e Outono no hemisfério Sul).

Fonte: Pesquisa realizada em diversos sites, pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, entre os dias 17/02 e 20/02/2020.

Você Sabia: Carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo