Centro Educacional Conexão

TIRADENTES

21/04/2020

DIA DE TIRADENTES – O IMPORTANTE MARCO PARA A HISTÓRIA DO BRASIL

Conhecido por ser o dia em que se relembra a Inconfidência Mineira, revolta de caráter separatista, com ideais iluministas, organizada na capitania das Minas Gerais, descoberta pela Coroa Portuguesa antes de ser iniciada. Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido pelo famoso nome “Tiradentes”, estava envolvido, sendo um dos que mais deram movimento a esta revolta. Ironicamente, Tiradentes tinha a profissão de dentista.

O grupo de Tiradentes defendia a liberdade e a igualdade, sendo motivos idênticos aos quais desencadearam a Revolução Francesa. O resultado de sua revolta foi que, no dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado e esquartejado pelos militares brasileiros, e em seguida sua cabeça foi posta no centro da cidade de Ouro Preto, o que a alguns anos depois, será substituída com um monumento de Tiradentes. Os eventos após Tiradentes, como a
Declaração da Independência do Brasil e a Proclamação da república finalizaram os atos separatistas da Inconfidência.

Tiradentes foi importante devido a sua persistência em lutar pela liberdade do país, mesmo se isto custasse sua própria vida. Dia 21 de abril foi considerado feriado apenas em 1965, durante a primeira fase do regime militar do Brasil, quando o marechal Castelo Branco, governador na época, declarou este dia como feriado nacional, sancionando a Lei Nº 4 897, e ainda oficialmente declarou Tiradentes como o Patrono da Nação Brasileira.

CURIOSIDADE

No verso da moeda brasileira de R$ 0,05 (cinco centavos) é destacada a imagem de Tiradentes.

Aluno: Cesar Augusto Silva Krezanouski – 8º ano EF

FONTES: brasilescola.uol.com.br


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0